Vistos e burocracias

25/02/2013 : Os dois últimos vistos : Japão e Vietnã !


E finalmente os dois últimos vistos antecipados da nossa viagem : Japão e Vietnã! Dois vistos fáceis e simples de se conseguir.
O visto japonês, para quem mora em São Paulo, deve ser obtido no Consulado Japonês, que se localiza no shopping Top Center, segundo andar, na Avenida Paulista. É só levar a lista de documentos solicitados de acordo com o site, entregar aos sempre gentis funcionários do consulado, pegar o protocolo e aguardar os 3 dias úteis. Após esse período, retorne ao consulado, pague os 61 reais de taxa e pronto, visto no passaporte; o mais fácil e rápido para se conseguir, além de não ter um preço abusivo, como o Indiano. O único problema é a sua validade, apenas 3 meses para chegar lá.
O visto vietnamita na verdade não é bem um visto, e sim uma carta de permissão emitida por órgãos oficiais da imigração daquele país. Chegando lá, apresente esta carta ao funcionário da imigração, preencha o formulário, cole uma foto, pague a taxa e espere o chá de cadeira até colarem o visto em seu passaporte. Este tipo de visto, que só pode ser tirado para quem chega ao país por via aérea (por via terrestre, precisa do visto antecipado mesmo, que é fornecido lá em Brasília ou em países vizinhos ao Vietnã), chama-se visa on arrival. A carta de permissão pode ser conseguida em diversos sites oficiais, por uma taxa que varia de 10 a 20 dólares (esta não é a taxa do visto, que é paga na chegada ao país!) e você a recebe por email. O site que utilizei (o mais recomendado) foi o http://www.myvietnamvisa.com/ , em 2 dias úteis recebi o email com a carta de confirmação. Seguro e rápido.



09/02/2013 : Mais 2 vistos : Cuba e Índia !!


Mais dois vistos para a conta : Cuba e Índia ! Nenhum dos dois vistos foi muito complicado de se obter, bastando apenas ter em mãos todos os documentos solicitados.
O visto cubano foi o mais simples. Na própria loja da Cubana de Aviación (Rua da Consolação 222, sétimo andar) é possível obter o visto. Na verdade, o papel não é colado ao passaporte. Por conta do embargo dos EUA a Cuba, os compatriotas de Fidel não carimbam o passaporte, evitando dor de cabeça a todos aqueles que querem visitar a ilha e depois a terra do tio Sam, que é o nosso caso... Ao turista é dado apenas um cartão, que é carimbado na chegada e devolvido na saída. Simples e sem complicações. Ah, a taxa é de apenas 50 reais, o visto mais barato de toda viagem, e é exigida apenas a reserva da passagem áerea, sem muita burocracia.
O visto indiano deu um pouco mais de trabalho, mas também foi simples e até certo ponto, rápido. Tudo é feito pela internet e correio, sem a necessidade de comparecimento ao consulado (a não ser que alguém lá julgue necessária uma entrevista...). O único documento exigido é o passaporte válido por no mínimo 6 meses, o formulário preenchido (pela internet, mas impresso) e uma foto 3x4 colada a ele. Apesar de não estar na lista de documentos, uma cópia da carteira de vacinação contra a febre amarela ainda dentro do prazo de validade (de 10 anos) é também necessária. Por prudência, também coloquei uma cópia da passagem aérea e das reservas de hotel, bem como nosso roteiro. Feita a separação de documentos, é só ir ao Santander e pagar a taxa do visto (145 reais) que vale por 6 meses e permite múltiplas entradas, e deixar também um depósito de 35 reais, para a remessa do seu passaporte de volta para sua casa, por sedex. Com todos esses documentos em mãos, mais as taxas pagas, e um envelope de sedex auto-endereçado para o retorno do passaporte; é só enviar tudo, também por sedex, para o consulado da Ìndia mais próximo, no nosso caso, São Paulo. Em 5 dias já estávamos com o visto na mão. Mais informações é só dar uma checada no site do Consulado da Índia em São Paulo.
Bom, agora só faltam 2, Japão e Vietnã!! Mais informações em breve!!


27/12/2012 : O primeiro visto : China !


Foi bem mais simples do que imaginávamos! Não vou dizer que não há burocracia, há sim... uma série de comprovantes e documentos são exigidos (veja a lista em documentos para o visto chinês), mas uma vez que você os tem, o processo é simples e rápido. O horário de funcionamento do consulado (que fica na Rua Estados Unidos 1071, Jardim América, São Paulo-SP) é bem restrito, das 09:00 às 12:00 e eles não tem pudor algum em fechar mais cedo e mandar o pessoal da fila para casa quando há muita gente por lá...pelo menos foi o que falou o funcionário de um escritório de despachantes, que está lá toda semana. Mas nesta, estava bem traquilo; não demoramos nem 1 hora para entrar e entregar os documentos sendo que, para a retirada (normalmente em 4 dias úteis ou menos), não tivemos de esperar nem 10 minutos. Conseguimos o visto de 2 entradas, válido por 6 meses, já que pretendemos visitar Hong Kong durante a passagem pela China. Esse período de validade nos ajudou muito, pois se só conseguíssemos os 3 meses do visto de 1 entrada, teríamos de correr na parte inicial da viagem para chegar dentro do prazo! Ah, o custo : 150 reais cada um...
Bom, visto colado, agora temos que correr atrás dos vistos da Índia e do Japão... e se alguém tiver boas dicas para dar a respeito da China, aceitamos com prazer!! Até o próximo consulado!


13/10/2012 : Iniciando os trabalhos !!

     Quem já planejou uma viagem em que 2 ou mais países estão no roteiro e que pelo menos um deles exige visto, sabe o trabalho que temos pela frente. O roteiro definitivo ainda não está fechado, mas iremos visitar em torno de 35 países, sendo que 15 destes exigem visto! Alguns são fáceis e rápidos de conseguir, outros exigem mais documentos do que os exigidos na compra de um apartamento!! A duração também é um problema; alguns vistos, como o americano, valem por até 10 anos, outros, como o japonês, só valem por 3 meses!! Tudo isso sem contar o fato de que alguns desses 15 países nem tem representação diplomática no Brasil! Ah, não podemos esquecer também dos valores cobrados para conseguir os cobiçados adesivos no passaporte!
      Aqui está uma lista com os 08 países que iremos visitar e que exigem vistos com antecedência para brasileiros (ou seja, não podem ser obtidos na chegada ao país):

- Estados Unidos : Esse nós já temos, ainda bem !! - visto americano

- México : Quem tem visto americano, não precisa mais do mexicano. Caso contrário, cidadãos brasileiros agora podem tirá-lo pela internet : visto mexicano

- Cuba : O visto deverá ser adquirido com antecedência no consulado cubano em São Paulo (Rua Cardoso de Almeida, 2115 - telefone : (0xx)11 3873-2800 )

- Japão : O visto deverá ser adquirido com antecedência no consulado japonês em São Paulo (visto japonês). O visto tem duração somente de 3 meses, ou seja, assim que tirarmos o visto, temos 3 meses para chegar à terra do sol nascente... E isso está dando uma dor de cabeça na elaboração do roteiro...

- China : O visto deverá ser adquirido com antecedência no consulado chinês em São Paulo (visto chinês). Aqui teremos o mesmo problema que enfrentaremos com o visto japonês, ou seja, temos 3 meses para sair de São Paulo e chegar em Pequim... a primeira parte da viagem vai ficar corrida e necessitaremos tirar esses vistos poucos dias antes do embarque. Emocionante não?

- Índia : O visto deverá ser adquirido com antecedência no consulado indiano em São Paulo (visto indiano). Este tem validade de 6 meses e só dá direito a uma entrada no país. Vamos ter tempo para chegar dentro do prazo, mas não vai dar para dar aquele "pulinho" no Nepal.

- Malawi : A "dor de cabeça" da viagem até o momento. O visto não pode ser obtido na fronteira. Teoricamente existe um consulado do Malawi em São Paulo, mas o telefone (5181-5433) nunca é atendido. Ainda não tentei ir lá pessoalmente, coisa que provavelmente terei de fazer em breve (Rua Peixoto Gomide, 1938). Também existe um email da embaixada em Brasília (malawiembassy@bol.com.br), que sempre dá erro. A nossa solução talvez seja tentar tirar esse visto diretamente em Brasília, ou na embaixada desse país no Quênia...

- Vietnã : Na verdade esse visto não precisa ser obtido aqui no Brasil. O visto é fornecido na chegada ao país, mas para isso você deve ter uma espécie de "carta-convite", que é fornecida por diversos sites, como esse : http://www.vietnamvisa-online.com/. Você imprime a carta, entrega para o oficial da imigração, paga a taxa e recebe o visto.

     Os outros 07 países que fazem parte do nosso roteiro e que exigem visto para brasileiros, fornecem o serviço na chegada, seja aérea ou terrestre. Normalmente é cobrada uma taxa e são exigidos alguns documentos como passagem aérea e comprovantes de recursos financeiros, além de fotos. São eles : Zâmbia, Tanzânia, Quênia, Zimbábue, Laos, Camboja e Indonésia.

     Bom, aqui está uma pequena amostra do trabalho que ainda temos pela frente. Manteremos essa página atualizada com a nossas "conquistas"! Até o próximo visto!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário