sábado, 5 de julho de 2014

Culinária e Gastronomia : Sudeste Asiático


Sem dúvida alguma, esta é a região do mundo que produz os pratos mais exóticos, com as combinações mais estranhas que alguém possa imaginar! Temperos que só existem por lá, misturas agridoces quase sempre presentes, muitas cores, aromas e sabores... além da boa e velha "picância", tradicionalmente presente nos pratos desta região do mundo! Enfim, se você encara a gastronomia como uma experiência multi-sensorial e quer novas sensações, este é o lugar do planeta que você deve procurar!

Vamos começar pelo país de culinária do sudeste asiático mais apreciada no mundo e a mais (talvez única) conhecida no Brasil, a Tailândia. A comida tailandesa é "moda" há muito tempo, mas acredite, o que se come com este título no Brasil lembra muito pouco o que realmente se encontra por lá. A grande "estrela" é o pad thai. Prato mais tradicional da culinária local, é relativamente simples, composto pelo onipresente macarrão de arroz frito, com ovos mexidos, temperos, castanha moída e molho de tamarindo, acompanhado de peixes, frango, carne de porco ou camarões. Comemos inúmeras vezes e não dá para cansar dele nunca!

Outro prato que comemos muito por lá foi o gai pad, feito com frango ou carne de porco em pedaços fritos, com muitos condimentos e temperos locais, lascas de pimentão e um molho que variava entre peixe e ostras. Muito colorido, apimentado e saboroso. Isso sem falar nos curries, amarelo, vermelho e verde, também acompanhados de carne de frango ou suína. Para quem gosta de comida muito (muito mesmo) apimentada, estas são opções que ninguém deve perder! Pratos de arroz frito servidos dentro de frutas, combinados com manga, abacaxi, pimentões, coentro e molhos de frutos-do-mar também completam o cenário.

O norte do país tem uma culinária um pouco diferente, mais condimentada, com muitos legumes e verduras, que não costumam usar tanto mais ao sul. Chiang Mai, no extremo norte, é considerada o principal centro gastronômico do país. Além disso, lá podemos encontrar também os famosos insetos fritos. Escorpiões, baratas, aranhas... todos vendidos como se fossem "pipoca", em saquinhos. Nem em filmes de terror dá para comer um snack desses!! Não tivemos coragem nem vontade de experimentar estas delícias...

Outro país que tem uma culinária muito famosa e cobiçada na região é a Indonésia. Ainda praticamente desconhecida no Brasil, a culinária do país já é bastante apreciada na Europa e restante da Ásia, principalmente pela qualidade e fartura de sabores, texturas e aromas. O carro chefe da cozinha local é o Nasi Goreng, que quer dizer, literalmente, arroz frito! E é exatamente isso... mas não só! Geralmente acompanhado de um ovo estrelado, temperos locais, carnes (peixe, frango, camarão ou porco) e vegetais crus. Para completar a mistura de texturas e sensações, é servido com krupuk, que são "chips" de camarão, e "satays", que são espetinhos embebidos em um molho agridoce e que podem ser de frango ou carne de porco.


Os pratos na Indonésia são sempre muito fartos... e muito baratos! Come-se entrada, prato principal, sobremesa e bebida (cerveja, para aplacar o grande calor!) por cerca de 7 dólares por pessoa!! Apesar de ter muitos elementos em comum, a culinária indonésia é bastante diferente da tailandesa e, tenho certeza, assim que chegar ao Brasil vai ser um sucesso!

Agora, sem dúvida alguma, os melhores pratos da região provamos no Vietnã... e os piores também! A culinária vietnamita já é muito apreciada na Europa, especialmente na França, colonizadores do país por várias décadas; mas recentemente vem crescendo muito ao redor do mundo e tem seus pratos presentes nos melhores restaurantes.
Como dissemos, a cozinha do país produz pratos fantásticos e pratos medonhos! Parte da culinária do país tem muita influência da culinária chinesa, como o tradicionalíssimo Pho.

 O Pho nada mais é que uma sopa composta por noodles de arroz, carne de frango, porco, peixe ou camarões, legumes e brotos de vegetais...sempre muito quente, sem gosto e sem graça! Tomamos algumas vezes, em uma delas em um restaurante que até o Bill Clinton tinha visitado, mas em nenhuma delas ficamos impressionados com o sabor (na verdade, a falta dele). Para quem gosta de comida sem sabor mas com várias texturas, vale a pena experimentar; não foi o pior prato que experimentamos na viagem, mas não nos despertou nenhuma sensação diferente, de destaque... mas vai saber, é tudo uma questão de gosto, certo?
Agora, vamos para o outro lado da moeda, a culinária vietnamita de influência européia!

Do mesmo modo que os vietnamitas têm forte influência dos invasores chinesas, também têm dos invasores franceses! E é justamente aí que a gastronomia se destaca. A mistura de sabores que essa fusão proporcionou não tem similares em nenhum dos lugares que visitamos ao redor do mundo. Os tradicionais noodles de arroz frito estão presentes, bem como os molhos agridoces... mas ao invés do clássico tamarindo, encontramos maracujá e mel; ao invés da carne de porco e frango, experimentamos pato... manteiga ao invés de óleo... manga nas saladas, enfim, é tanta mistura de sabores e cores que só de lembrar já começamos a salivar!!


O prato mais típico, no entanto, é o rolinho primavera vietnamita. Diferentemente dos que comemos na China ou no Vietnã, o típico rolinho do país não é frito; na verdade praticamente todos seus componentes são crus! Tivemos até uma aula de como fazê-los, e é bem simples: pega-se uma fina folha de papel de arroz e nela colocamos os legumes fatiados e vegetais, além dos camarões (cozidos). Parece até sem graça, mas acompanhado do molho agridoce à base de mel e pimenta, fica simplesmente sensacional!!

Outra vantagem da influência francesa na culinária vietnamita são os doces! Na Ásia oriental como um todo, incluindo aí Japão e China, não encontramos muitos doces e os que apareciam eram, no mínimo, estranhos ao nosso paladar, como os doces de feijão e chá verde do Japão. Mas os franceses souberam aproveitar bem a grande variedade de frutas existentes na região e, misturados aos métodos locais, desenvolveram delícias como esta torta de manga que virou a sobremesa número 1 da Pati durante a viagem! É claro que nosso paladar está muito mais adaptado aos costumes e pratos ocidentais, mas não tem como negar que esta mistura que os vietnamitas conseguiram fazer torna sua culinária uma das mais cobiçadas pelos amantes da boa comida mundo afora!

Em relação às bebidas, não experimentamos nada muito diferente nesta região do mundo, ficando mais na cerveja mesmo. Como já dedicamos um post específico só para as diferentes marcas desta bebida ao redor do mundo, incluindo aí o Sudeste Asiático, não vamos repetir novamente por aqui, deixando mais espaço para falar sobre um destaque local : o café!
O Vietnã é o segundo maior produtor mundial da bebida, atrás apenas do Brasil, mas a variedade mais consumida por lá não é a mesma que apreciamos por aqui e na Europa (a arábica). O robusta é uma variedade mais forte, encorpada e amarga e por lá é preparada de uma maneira bem peculiar. A bebida é colocada dentro de um compressor, bem quente, que deve ser empurrado para filtrar a bebida, que cai na xícara. Pode ser servido com leite condensado, fica uma delícia! Ainda sobre cafés, não podemos esquecer do famoso Kopi Luwak, da Indonésia, o café mais caro do mundo! Produzido a partir dos grãos não digeridos pelas "doninhas" locais e que são eliminados pelas fezes, tem um sabor muito curioso e marcante!
Bom, terminamos nossa experiência gastronômica por este mundo exótico certos de que ainda há muito a explorar e aprender por lá... com certeza voltaremos para descobrir muito mais!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário