quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Mitos e verdades : Índia


1) A Índia é um país acolhedor e de pessoas solícitas - mito

No geral, o povo indiano não é muito acolhedor. Visitamos vários lugares, ficamos hospedados em diversos hotéis, fomos a restaurantes, lojas... dificilmente recebíamos boas vindas, rostos sempre fechados e, algumas vezes, rudes. Solicitude também não é o forte. Conseguir uma informação é algo quase impossível. Ajuda, somente se estiver disposto a dar algo em troca. Isto sem falar nas tentativas de golpe que sofremos em todos os táxis que pegamos (não disse um ou outro, disse todos!), incluindo um taxista que, às 03:00 da manhã, a caminho do aeroporto, queria nos levar para fazer compras!! A Índia foi o único país da viagem até agora em que sofremos tentativa de furto e que realmente tínhamos que tomar muito cuidado com nossos pertences; recomendação dos nossos guias e dos locais, que prendiam suas bagagens nos assentos dos trens com cadeados. Já visitamos mais de 30 países em nossas vidas, muitos deles bem pobres (Vietnã, Camboja, Belize...), e nunca sofremos o tipo de assédio que tivemos por lá e a sensação constante de insegurança. Com certeza há muitos indianos solícitos e educados, mas, infelizmente, estes não foram a maioria dos que conhecemos... 

2) A Índia é um país muito sujo, com saneamento básico precário - verdade

Apesar de ser uma das economias que mais cresce no mundo, produzir tecnologia de ponta e ter uma medicina avançada, a Índia ainda está muito, mas muito atrasada em oferecer à sua população um mínimo de condições básicas de saúde e saneamento. A água, mesmo na capital do país, é imprópria para consumo. O problema é que esta mesma água é usada no preparo dos alimentos e para lavar as mãos. Viajar até a Índia e não ter uma intoxicação é coisa raríssima! Eles não consideram que os milhares de turistas que passam mal quando visitam o país, são vítimas da higiene precária e descuido no preparo dos alimentos (a louça, por exemplo, é levada no meio da rua e os restos de comida, lá deixados!), acham que é apenas o tempero forte da comida... Jogar restos de alimento, papel e outros detritos nas ruas é hábito; na verdade, é até estimulado! Como vacas e porcos são animais sagrados e eles precisam de alimento, os indianos consideram que deixar a rua suja pode atrair algum destes animais para próximo de sua casa ou loja e trazer sorte!! Defecar e urinar no meio da rua, também é mais comum do que se possa imaginar... e não estamos falando do interior, estamos falando do centro da capital do país. No mercado de especiarias de Nova Délhi há um mictório (na verdade uma parede com um ralo no chão) bem no meio da rua!! O cheiro das cidades só não é pior por conta da enorme quantidade de incenso que é queimada por todos os lugares.



3) Em Varanasi pessoas tomam banho no rio Ganges, o mesmo em que jogam corpos de familiares após a morte - verdade

Varanasi é a cidade sagrada dos hindus, budistas, sikhs e outras religiões muito praticadas no país. Lá passa o rio Ganges, o rio sagrado, onde várias cerimônias religiosas são realizadas. Uma delas é a cremação. Corpos são cremados às suas margens e suas cinzas lá jogadas. O problema é que as famílias menos abastadas, simplesmente tocam fogo no corpo do familiar morto e o atiram no rio, resultado : invariavelmente é possível ver membros ou até mesmo corpos de pessoas e animais boiando pelo rio. E sim, muitos indianos se banham e até mesmo tomam grandes goles de suas águas.

4) O sistema de castas não existe mais na Índia - mito

Grande mentira. Apesar de estar proibido pela constituição há muito tempo, assim como a obrigatoriedade de dotes em casamentos, o sistema de castas está plenamente enraizado na sociedade indiana e, conversando com vários locais, percebe-se que dificilmente alguém vai conseguir fazê-los pensar diferente. Não precisamos fazer muito esforço para ver os "dalits", ou os "intocáveis", assim chamados por serem considerados impuros e, por isso, indignos de atenção, não devendo sequer ser tocados. Eles são realmente ignorados pela população, como se fossem fantasmas ou pior, como se fossem um poste, algo que só percebemos que existe quando ficam no nosso caminho. Eles se amontoam na frente de templos, com as mãos espalmadas para cima, esperando alguém deixar algum pedaço de pão, comida, dinheiro... temos fotos disso, mas decidimos não colocar aqui. Certa vez fomos a um McDonalds e, pelas janelas, 4 ou 5 rostos de crianças espremidos contra os vidros apenas observando a "natural" indiferença dos mais endinheirados. Não tem como ficar indiferente, a não ser para eles... O que mais impressiona é que os indianos realmente acreditam que eles estão nesta situação simplesmente porque tem que ser assim, já que são descendentes da poeira do chão onde pisa o deus e não merecem, nem são dignos, de qualquer tipo de oportunidade... Outra coisa chocante, não tanto relacionada ao sistema de castas, mas também relacionada à segregação que lá existe : não se vê mulheres nas ruas, em restaurantes, trabalhando... em lugar nenhum!! Estão ainda extremamente excluídas do mercado de trabalho, da sociedade indiana. Lamentável!



5) Mahatma Gandhi é um herói nacional, idolatrado por todos - mito

Esta foi a maior surpresa que tivemos na nossa passagem pela Índia. A maioria dos indianos que tem um pouco mais de estudo considera o famoso líder um "pilantra". Para muitos, Gandhi foi apenas uma marionete dos grandes interessados e beneficiados com a independência indiana, ou seja, grupos que queriam ter exclusividade sobre as riquezas do país sem ter que dividir com os ingleses...e com a população, claro! Apesar de estar nas cédulas de rúpias, quase não se vê fotos ou artigos relacionados ao falecido líder em lojas ou templos ou qualquer outro lugar que seja! Além disso, os mais críticos dizem que ele era extremamente machista, mulherengo, racista e exagerava no álcool... mas aí me parece também um pouco de intriga... O fato é que Mahatma Gandhi está longe de ser unanimidade no país.

6) A culinária indiana é bastante condimentada e há curry em quase tudo - verdade

A culinária indiana não é novidade para ninguém que vive em grandes centros urbanos. Com certeza você já deve ter ido a um restaurante deste tipo e o que comeu lá não é muito diferente do que comemos no país. Realmente a comida é muito, mas muito condimentada. Se você não gosta de pratos apimentados, terá pouquíssimas opções para comer; mesmo que peça pratos não picantes, eles virão com uma quantidade que faria qualquer mexicano satisfeito. A maior parte da população é vegetariana, sendo assim, carne é algo que você realmente não encontrará. Mesmo no McDonalds, o sanduíche mais vendido é o McVeggie. Carne, só de frango, com muito curry, claro...



7) O trânsito é o mais caótico do mundo - verdade (mas há controvérisas...)

Você consegue imaginar dirigir um carro em um local em que não há semáforos; pedestres atravessam em todos os sentidos, em qualquer lugar, não há mão ou contra-mão; carros, tuk-tuks, scooters e bicicletas dividem um espaço mínimo e os automóveis não têm espelho retrovisor, sendo guiados apenas pelo som das buzinas?? Pois é, na Índia o trânsito não segue alguma ordem, ou se segue, é incompreensível para nós ocidentais. As buzinas são simplesmente incessantes : buzina-se para avisar que está atrás, para avisar que está passando, para avisar quando passou, para avisar que vai parar, sair... para absolutamente tudo!! Certa vez, estávamos saindo de Agra em direção a Tordi Garh, de ônibus, quando nosso motorista simplesmente resolveu entrar na pista contrária de uma rodovia federal e trafegar cerca de 10 km pelo acostamento, na contra-mão, buzinando para que todos saíssem da frente. Isto se não formos contar também o dia em que pegamos um tuk-tuk em Varanasi, à noite, com chuva e nosso veículo não tinha retrovisor (básico), o farol não ligava, o vidro da frente estava quebrado e a buzina não funcionava...o motorista simplesmente enfiava a cabeça para fora e...dirigia! O trânsito indiano disputa palmo a palmo com o vietnamita.

8) Todo indiano fala inglês - mito

Outra lenda. Apenas indianos que trabalham com turismo ou em grandes redes multinacionais falam inglês. Nas ruas, lojas, táxis, tuk-tuks, enfim, na maioria dos lugares, só se fala e entende o hindu.

9) O Taj Mahal é realmente uma das 7 maravilhas do mundo moderno - verdade

Podemos afirmar que, se não fosse por ele, teríamos um certo arrependimento de ter incluído a Índia em nosso roteiro. O forte de Agra e a fortaleza vermelha de Jaipur também são impressionantes, mas não justificam, na nossa opinião, uma viagem tão longa e tantos contratempos que irá enfrentar... mas o Taj Mahal, este sim vale a pena



10) As vacas e porcos são animais sagrados e ficam por todos os lados, sem serem incomodados - verdade

Antes de ir achávamos que era um exagero o que falavam a respeito das vacas na Índia, mas acredite, é tudo a mais pura verdade!! Elas realmente estão por toda a parte: deitadas no meio das grandes avenidas de metrópoles como Nova Délhi, alimentando-se em canteiros de flores de praças ou lixões, passeando no meio de lojas... e não são incomodadas ( e parecem não se incomodar) por absolutamente ninguém. Os mais religiosos torcem para que estacionem em frente de seus estabelecimentos, mas morrem de medo que alguma morra por lá, já que não poderá ser retirada, nem tocada. Alguns passam a mão em seu dorso para atrair boas "energias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário