quinta-feira, 25 de abril de 2013

Cuba : Culinária e Gastronomia


A culinária típica de um país é reflexo da origem de seu povo e seus consequentes hábitos...acho que ninguém discorda disso, não? Pois imagine um povo formado nos seus primórdios por indígenas de costumes ainda primitivos, que foi posteriormente colonizado por europeus vindos da península ibérica e que sofreram grande influência de grupos negros trazidos da áfrica como escravos, especialmente por traficantes portugueses. Um país que teve como base inicial da sua economia a exploração de grandes propriedades de terra para o cultivo de cana-de-açúcar e em seguida o café... Calma, eu não estou escrevendo um post sobre o Brasil, estou realmente falando sobre Cuba! Essa incrível semelhança entre nossos povos não se reflete apenas nos aspectos físicos, religiosos e culturais... a culinária cubana é muito parecida com a nossa!
Vamos começar pelo básico. No prato do dia a dia de todo o cubano está presente o arroz, preparado como o nosso, branco, soltinho, com alho e cebola. Acompanhando o arroz, adivinhem? Isso mesmo, o feijão!! Aí vem uma pequena diferença, já que lá eles utilizam mais o feijão preto e nós o marrom. Além disso, sempre há uma salada, com alface e tomate, além de carne ou batata frita. Familiar não?
Claro, o regionalismo e fatores geográficos também interferem na cozinha da ilha. O peixe é produto tão obrigatório nas mesas quanto o frango. Alguns toques caribenhos também estão por ali, como em alguns tipos de pratos que misturam frutas, especialmente a banana (quem não o conhece o famoso filé a cubana...pois é, o nome tem fundamento mesmo!) e alguns temperos e cores... mas, para nossa sorte, a "praga" do coentro passa longe dali!!

Lá também podemos encontrar muitas milanesas de frango e porco, acompanhadas de arroz, purê de mandioca e batata frita. Pratos como a Ropa Vieja, que nada mais é que um ensopado de carne de vaca, com arroz, feijão e salada; e a Masa (com um "s" mesmo) de cerdo, constituída de carne de porco moída e uma mistura compactada de arroz com fejão preto, poderiam ser descritos como pratos tipicamente tupiniquins. Como prato típico, comemos por lá a chamada paella cubana, muito parecida com a valenciana, mas com temperos um pouco diferentes e sem qualquer tipo de picância, feita com carne de porco, frango, bovina e mariscos. Experimentamos também o plato del pescador, um combinado de peixes, camarões e mariscos, em um cozido à base de molho de tomate e um pouco apimentado, que lembra muito a nossa mariscada. Aliás, por falar em frutos do mar, o melhor prato que comemos na viagem até agora, foi consumido na casa de família em que ficamos em Matanzas : uma espetacular lagosta preparada na manteiga com mel! Sensacional, não só pelo sabor, mas também pelo preço : 20 dólares!!!
 
Com relação aos doces, Cuba fica um pouco a desejar... aliás, acho que um dos motivos para o povo de lá ser tão esbelto, além do hábito de prática esportiva frequente, é também o fato de não serem muito fãs de um açúcar... Em compensação, no que diz respeito às bebidas, eles são um dos melhores do mundo. Vários drinks nasceram na ilha e lá você pode provar os melhores mojitos, daikiris e cubas libres que já experimentou em sua vida, com todos ingredientes realmente na dose certa... afinal, lá eles não precisam ficar alterando as características das bebidas só por que os americanos assim o preferem...
 
 
Por falar em bebidas, aqui vai nossa avaliação da cerveja local, a Bucanero! Cerveja não muito encorpada, mas longe de ser aguada como as mexicanas, a bucanero cumpre o seu papel : matar a sede no calor avassalador do país! Não é saborosa como a Negra Modelo (avaliação será realizada no post sobre culinária mexicana), nem encorpada como a Club Colombia; é uma cerveja mais no estilo de sua irmã caribenha, a Belikin. Aprovada no teste, pode ser consumida tranquilamente por quem for visitar Fidel!!
A culinária cubana nos fez realmente sentir em casa em cada restaurante ou casa de família que comemos, o que é uma garantia de satisfação, sempre!!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário