domingo, 24 de março de 2013

Curiosidades sobre o mundo dos Maias


- O conjunto de ruínas de Tikal consiste em templos e alguns prédios administrativos. Poucos moravam no centro da cidade (apenas nobres e sacerdotes), que era dedicado à realização de cerimônias religiosas e administração. Os habitantes moravam na periferia ou em alguma cidade satélite (parece com a capital de um certo país que conheço...).

- A estrutura básica das praças cerimoniais era constituída de um templo maior (que em alguns casos era um mausoléu, em outros era homenagem a algum Deus), uma grande praça a sua frente e uma terceira estrutura, que normalmente era formada por um conjunto de oratórios ou mesas para a realização de sacrifícios. Estas 3 estruturas formavam sempre um triângulo. Todo governante deixava sua praça cerimonial como marca de obra em sua administração (familiar, não?)

- Ao contrário do que muitos imaginam, os maias raramente realizavam sacrifícios humanos (apenas em casos de disputa política). Além disso, como eram primordialmente vegetarianos, enterravam os animais sacrificados abaixo das pirâmides. Os sacrifícios eram realizados nas praças em frente às pirâmides e nunca nas próprias (como mostram os filmes), que eram locais sagrados. Quem fazia sacrifícios humanos no alto de montanhas ou templos eram os incas.

- Os maias foram precursores dos jogos de bola, mas estes não tinham finalidade lúdica ou esportiva e sim religiosa ou política. Em Tikal, por exemplo, disputas de poder eram decididas "em campo", sendo o perdedor, sacrificado.

                                                           campo de jogo maia

- Os maias conheciam a roda mas não a utilizavam para fins práticos, apenas decorativos.

- Não sabiam, também, trabalhar os metais. Contudo, sabiam trabalhar primorosamente o minério jade, que hoje tem grande valor comercial. Os reis maias eram enterrados com máscaras e ornamentos feitos com este material. Ouro e prata foram materiais mais utilizados pelos incas.

- Apesar de serem pessoas de baixa estatura, os degraus de seus templos são muito altos e estreitos, o que torna as subidas muito difíceis e sofridas, já que estão associadas ainda a um calor intenso. Isso por que o templo (que eles chamavam de "montanha sagrada") deveria representar o sacrifício pelo qual deveriam passar antes de ter contato com os Deuses. Nada deve ser fácil, muito menos estar próximo de um Deus! O sofrimento fazia parte do rito religioso.

- Ao contrário de muitas civilizações, para os maias a mulher sempre foi sagrada; existiam deusas e pirâmides foram construídas em sua homenagem


- Existiam 6 números sagrados:
# número 3 : Representa os 3 mundos; Céu , Terra e Inframundo.
# número 5 : O calendário maia era formado por 18 meses de 20 dias. Além disso existiam 5 dias extras após esses 360 que eram reservados para diversão e festas. Faz referência também aos 5 sentidos humanos.
# número 7 : Representava os sete chacras do corpo.
# número 9 : Nove deuses do inframundo. Estava relacionado também aos nove orifícios sagrados do corpo.
# número 13 : Treze deuses na Terra e no Céu. Segundo os maias, são 13 as articulações importantes do corpo
# número 20 : Quantidade de dias no mês do calendário maia. Número de dedos no corpo humano.

- Estes números obedeciam, além de critérios religiosos, características físicas; o que para eles era uma mensagem de que todos são iguais.

- O "Mundo Perdido", nome dado pelos arqueólogos às ruínas que correspondiam ao centro astronômico de Tikal, foi construído na mesma época que os Jardins Suspensos da Babilônia, sendo uma obra tão grandiosa quanto... mas que ainda está de pé!


- Os maias nunca falaram que o mundo iria acabar em 21 de dezembro de 2012. Esta data marcava sim o fim de um ciclo completo, que se iniciou no ano de 3114 AC, para eles o ano zero. Como eram grandes astrônomos (o que astrônomos europeus observaram há 500 anos, as crianças maias aprendiam no berço há mais de mil...), basearam seu calendário em um complexo, porém detalhadíssimo e preciso, mecanismo de cálculo de datas baseados nos solstícios e equinócios ao longo dos anos e no alinhamento do Sol com 7 grandes estruturas construídas uma ao lado da outra... o tal "Mundo Perdido". Através de seus cálculos, descobriram que o Sol completaria um ciclo de 5126 anos e se alinharia com o centro da estrutura principal desse complexo de "templos" em 21/12/2012... mesma data em que o sol se alinhou com o centro da Via Láctea!!

- Cientistas da NASA descobriram que, após o Tsunami de 2006, o eixo de rotação da Terra alterou em 9 segundos... No dia 21/12/2012 foram ao alto da "pirâmide" do Mundo Perdido para registrar o alinhamento do Sol com o centro da Via Láctea e... surpresa, ele não aconteceu!! O fato, na verdade, só ocorreu nove dias depois, em 30/12/2012... Os maias eram cientistas, não videntes... não dava para saber que um tsunami iria mudar o eixo de rotação do planeta!!

- Os maias detestam o Mel Gibson e seu filme Apocalypto por conta das baboseiras que lá aparecem

3 comentários:

  1. Crianças mande noticias .... pelo menos uma nota tipo: estamos em.... e está tudo bem...., depois do tubarões não soube mais nada. bjs Sonia


    ResponderExcluir
  2. lindo o lugar, ja faz parte da minha wishlist!!

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lugar é sensacional mesmo, o maior complexo de ruínas maias do mundo, não perca!!

      Excluir