quarta-feira, 6 de março de 2013

Colômbia: Um país muito seguro !


Quando começamos a planejar nossa volta ao mundo, o primeiro país que surgiu na lista foi a Colômbia, e não foi só a proximidade geográfica o motivo desta escolha. Muitos amigos e até mesmo a própria Pati pensaram : " O que você vai fazer lá?". Bem, o país de Gabriel Garcia Marquez tem muito a oferecer!
Por muitos anos, realmente, a Colômbia era um destino turístico tão desejado quanto o Afeganistão. Violência urbana, sequestros de estrangeiros, ações terroristas das FARC, dos narcotraficantes... enfim, era isso que víamos pela televisão e passamos a enxergar esse país como território a se evitar. Mas as coisas mudaram, e muito, nos últimos 10 anos. Com um misto de políticas públicas de inclusão social e investimento pesado em segurança, que pode ter a sua origem e forma discutidas, mas não sua eficácia, a Colômbia passou a ser um país em que a segurança não é sequer um dos 5 itens principais de preocupação de seus habitantes.
Conversando com moradores, especialmente motoristas de táxi, conseguimos aprender muita coisa sobre esse valioso país. Jorge, o mais falante deles, nos deu uma aula, especialmente sobre sua cidade, Bogotá!
A capital colombiana viveu anos de terror. Seus moradores não podiam sair da cidade por via terrestre, pois eram emboscados pelas guerrilhas. Havia toque de recolher na maioria dos bairros. Jorge nos contou que nesse período ficou 10 anos sem poder sair das cercanias de Bogotá, já que não tinha condições de comprar uma passagem aérea. Assim como ele, muitos ficaram confinados. Além disso, as cidades começaram a receber um fluxo migratório absurdo. Pessoas do campo começaram a ser "empurradas" em direção aos centros urbanos, pressionadas pelas guerrilhas, que diziam que estavam ajudando o governo, e pressionados pelo governo, que dizia que estavam dando cobertura aos rebeldes!!


Mas as coisas começaram a mudar. O governo colombiano, com a ajuda dos EUA, resolveram combater de maneira intensa a violência, dentro e fora das cidades. Nas regiões de selva e montanhas, uma verdadeira operação de guerra, combate ostensivo. Nas cidades, ao contrário do que muita gente pensa e gosta de propagar, não foi a "tolerância zero" que resolveu o problema, muito pelo contrário!
Primeiro, foram adotadas medidas de inclusão social e melhorias na mobilidade urbana, com a criação de transporte de massa mais eficiente e amplo, como o Transmilênio (que vamos falar mais para frente), teleféricos para a grande massa que habita as favelas nos morros ao redor da cidade (não sei onde já vi algo semelhante) ter acesso mais fácil ao centro e mais de 300 km de ciclovias exlusivas e sinalizadas, com estacionamentos próprios em diversos pontos. Além disso, orgãos administrativos do governo federal e distrital foram levados para o centro da cidade, além das sedes das principais universidades, aumentando a circulação de pessoas e serviços por lá, tudo isso somado a um projeto de revitalização do centro histórico e propaganda turística intensa (quem nunca viu o slogan : "o único risco é você querer ficar"). Logicamente, tudo isso associado a um efetivo policiamento preventivo. Sim, isso mesmo, nada de "mão na cabeça vagabundo"! A polícia colombiana promove segurança sendo educada! Em Bogotá você vê policiais a cada 3 quarteirões, sempre muito educados e prestativos. Várias vezes vimos, inclusive, pessoas nas ruas batendo papo e dando risadas com eles! Como isso é possível? A resposta do Jorge : "Ser policial é uma profissão muito desejada na Colômbia. O salário é cerca de 3 vezes maior que a média e o indivíduo, se começar cedo, pode se aposentar com 45 anos! Mas não é fácil, para ser policial aqui tem que estudar muito e fazer um treinamento intenso!". Simples, não?


Claro que há muita coisa a melhorar e nem tudo está perfeito. O Transmilênio está sempre lotado (aqui eles o apelidaram de "transmilleno", algo como "transmicheio"), o acesso à educação ainda é muito restrito : universidades públicas para os ricos e universidades privadas para os pobres (hum, mais uma coisa familiar), déficit habitacional grande, imposto sobre a movimentação financeira de cerca de 0,25% para ser empregado na segurança (CPMF, lembram?)...enfim, tudo aquilo que conhecemos bem!
Mas uma coisa para mim está muito clara, se houver vontade, o problema da segurança pode ser combatido de maneira eficiente e inteligente, sem precisar de medidas ostensivas e excessivas... e quem não acredita nisso, venha para a Colômbia, além de conhecer um país fantástico, tenho certeza de que vai sentir-se muito mais seguro que em São Paulo!


Um comentário:

  1. Comecei a ler o blog de vocês hoje. Embora esteja alguns meses atrasada, espero acompanhar as postagens de vocês todos os dias, pois também pretendemos dar uma volta ao mundo... Certamente, o blog de vocês será inspirador!
    P.S.: Compartilho suas impressões e sentimentos sobre Bogotá. Certamente, esta cidade é BEM mais segura atualmente que muitas metrópoles brasileiras!

    Um abraço!

    ResponderExcluir