quinta-feira, 14 de março de 2013

Colômbia : Culinária e gastronomia


A riqueza colombiana não está só no ouro, levado quase todo pelos espanhóis, nem somente em seus talentosos artistas, como Botero e Gabriel Garcia Marquez (vejam bem, se não mencionei a Shakira, não foi por esquecimento); mas também em sua culinária ! Extremamente variada, a cozinha colombiana oferece pratos para todos os tipos de gostos; desde amantes de frutos do mar até carnívoros inveterados encontram aqui sabores que surpreendem até mesmo os paladares mais experimentados.
A cozinha colombiana pode ser dividida basicamente em duas : a culinária das montanhas e a culinária do litoral. Vou dar a nossa experiência sobre cada uma.
Na montanha, como em Bogotá, predominam as carnes, ensopados e frituras. Assim como em seus vizinhos de altiplano (equatorianos e bolivianos), a base da alimentação é o milho e a mandioca. No quesito "comidas de rua", destacam-se as frituras feitas a base milho e recheadas com carne, ovo e, algumas vezes, queijo. É a tradicional arepa, encontrada também no litoral, essa fritura parece muito um risoles gigante, recheado com ovo e carne moída. Encontramos também os deliciosos carimañoles, que são bolinhos de mandioca recheados com queijo branco derretido...sensacional! Encontramos também algumas bizarrices, como bananas fritas recheadas com queijo e alguns miudos fritos de animais pouco convencionais...
No que diz respeito à comida de "restaurantes", o prato típico é o ajiaco, uma espécie de canja em que o arroz vem separado, acompanhado de alcaparras e abacate. No caldo encontramos mandioca e batata, além de creme de leite e um milho cozido no palito! Parece estranho, mas é delicioso! Experimentamos um dos mais tradicionais da cidade, o do restaurante la Puerta de la Tradición.


No que diz respeito às carnes, os colombianos da altitude também não deixam nada a desejar. Carne de cordeiro, boi, frango e porco, preparadas com os temperos locais. Fomos a um dos melhores e mais conhecidos restaurantes de Bogotá, o Andres DC, filial do mais famoso ainda Andres Carne de Res, que fica em uma cidade da região metropolitana da capital, a cerca de 30 Km do centro. O que fomos é mais central, fica na região "rica" e gastronõmica da cidade, conhecida como zona rosa. Comi um delicioso lomo em vino ajisoso : 330 gramas de carne, na chapa quentinha, espirrando óleo para todos os lados, com chimichurri, reduzido no vinho e com papas criollas. O detalhe ficou por conta da recepção que tivemos por nossa lua de mel : 3 músicos foram a nossa mesa e cantaram o clássico "la Manisera", enquanto colocavam em nossas cabeças uma coroa e arremessavam papéis em formato de coração (se quiser ver o vídeo desse mico, clique em Mico número 01 ). Para beber, o tradicional suco de amora, que para eles é como se fosse o nosso suco de laranja. Por falar em suco, aqui eles tem uma grande variedade : guanabana, lulo, manga, no leite ou na água... aliás, sempre deixe isso bem claro quando for pedir a bebida na Colômbia : com ou sem leite, mesmo que seja chá!


Bom, agora vamos à minha parte preferida, a culinária caribenha!! O litoral caribenho da Colômbia é extremamente colorido e variado, e isso se reflete na sua cozinha. Obviamente o forte são os frutos do mar, com seus temperos característicos (como por exemplo o, urgh, coentro), uma pitada da pimenta da América Central e o equilíbrio agridoce do oriente. Cartagena é um grande centro gastronõmico, repleta de restaurantes premiados e excelentes, que percorrem toda cozinha internacional, desde a japonesa à peruana, da caribenha à italiana. Mas, apesar disso, um restaurante que me chamou a atenção foi um bem simples, chamado Central Antilhana, com um cardápio sofisticado de frutos do mar, que incluia desde uma deliciosa cazuela de mariscos com camarão (um tipo de moqueca, mas com temperos caribenhos) acompanhada do sempre presente e espetacular arroz de coco, até os mais diversos tipos de peixe como mero, corvina, robalo e dourado, assados com temperos agridoces. Para acompanhar, pedíamos algumas vezes a refrescante limonada de coco, um suco de limão batido com pedaços de coco, como se fosse um frapê, só que ao invés de leite, coloca-se a limonada! Outro prato delicioso que experimentamos foi no moderninho restaurante La Perla, um polvo grelhado e recheado com risoto de camarão cremoso. Vizinho ao La Perla, estava o el Bistro, restaurante francês comandado por um alemão, onde comemos peixe espada! Enfim, posso ficar mais 50 linhas descrevendo as delícias do caribe colombiano, mas acho que essa amostra já é o suficiente


E as sobremesas? É claro que elas também são espetaculares. Em Bogotá há vários cafés e neles você pode encontrar os doces que encontra em qualquer lugar do mundo : mil folhas, tortas, bolos, etc. Mas só em Bogotá eu vi um dos doces mais simples e mais gostosos que eu já provei. Foi em uma barraquinha de comida de rua no santuário de Monserrate, no alto da montanha, que provei um tipo de coalhada na forma de queijo, acompanhado de "arequipe", o doce de leite local, geléia de amora e goiabada... só de lembrar já começo a salivar!! No litoral, a especialidade é o sorvete, especialmente o picolé da la paletteria, um dos melhores que eu já provei. Era nossa parada obrigatória uma ou até duas vezes ao dia, para aplacar o calor infernal de Cartagena!


E para fechar o assunto, as cervejas, claro!! Cumprindo o nosso plano de eleger a melhor cerveja popular do mundo, experimentamos as duas principais da Colômbia : a Aguila e a Club Colombia.
A primeira é mais popular, tomada pela massa, mais fraquinha (aguada...) e de fácil aceitação; a Skol deles... A segunda é mais encorpada, encontrada na forma tradicional, negra ou bock. Mais cara, é a preferida dos "remediados". Por questão de gosto, apesar de toda "pompa", ficamos com a Club Colombia, que recebe o nosso voto; a nota será dada posteriormente, através de comparação. A melhor cerveja, no entanto, é a BBC, que não é uma cerveja de "supermercado", como as outras, e sim feita artesanalmente. Em Bogotá há vários pubs dessa cervejaria e uma parada lá é obrigatória! Só para não deixar de citar, o país também tem, como todos os outros, o seu "refrigerante nacional que os locais não tomam", que é uma tubaína avermelhada chamada Colombiana (criativo, não?).
Bom, ficamos por aqui e até o próximo post gastronômico!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário