sábado, 23 de fevereiro de 2013

Como planejar uma Volta ao Mundo - Parte 02


Continuando com nosso planejamento, agora é hora dos deslocamentos regionais. A passagem de volta ao mundo (RWT) nos leva aos destinos "base", mas uma vez lá, você terá que se virar com os transportes. A opção por priorizar o transporte terrestre ou o aéreo vai depender dos seus recursos financeiros e da facilidade em se obter um ou outro. Países com grande extensão territorial, como a China ou os EUA, pedem deslocamentos aéreos caso pretenda explorar todo o país. Países com boa malha férrea, devem ter esse meio de transporte considerado... caso contrário, o velho e bom "busão" está presente em todos os países do mundo!
Para explorar as melhores opções de passagens aéreas, use o skyscanner . Ele compara os melhores preços para qualquer trecho aéreo do mundo que queira fazer, entre todas as companhias que você possa imaginar. Bastante completo e eficiente.
Bom, já sabemos para onde ir, quando ir e como ir... agora é hora de decidir onde e quanto tempo ficar em cada lugar!
Eu e a Pati somos meio inquietos e queremos explorar vários lugares nesse período, mesmo que alguns fiquem sem uma visita mais "profunda". Planejamos fazer um panorama geral do mundo e depois, quem sabe, retornar aos locais mais interessantes e que "mereçam" uma maior atenção. Nosso estilo de viagem pode ser um pouco mais cansativo, mas não faltará emoção! Há, contudo, quem prefira o "slow travel", ou seja, visitar menos lugares e dar mais atenção e profundidade a cada um deles. Ótimo estilo para quem quer descansar e refletir com mais calma. Sendo assim, o "quanto tempo ficar" vai depender em qual perfil você se encaixa. Nós vamos ficar em média 10 dias em cada país.


O "onde ficar" também é algo que depende da sua disposição e bolso. Em uma volta ao mundo, invariavelmente você vai passar mais tempo fora que dentro de um hotel. Sendo assim, na hora de escolher uma hospedagem, os principais itens devem ser : localização, limpeza e preço.
Se você não se incomoda em dividir quarto com estranhos, não ter banheiro privativo e está viajando sozinho, o seu tipo de hospedagem é, sem dúvida, o albergue ou hostel. Neles você nunca se sentirá só, mesmo que o queira... Se está viajando acompanhado, quer um pouco mais de conforto, paz e banheiro privativo, um quarto de hotel deverá ser sua escolha.
Uma vez que definiu seu tipo de hospedagem, outro dilema aparece : reservar com antecedência ou não? Uma reserva antecipada, especialmente se tiver que pagar alguma taxa por ela, implica em ficar preso a algum hotel que pode se mostrar pior que a propaganda... mas em compensação, uma reserva antecipada é garantia de não perder tempo carregando uma mochila nas costas e batendo de porta em porta atrás de alguma vaga...Nós achamos um meio termo : optamos por reservar tudo antecipadamente, respeitando sempre a tríade limpeza, localização e preço, mas em hotéis que não cobravam nada pela reserva.
Para a escolha de hostels, o melhor site é o Hostel World , com uma variedade infinita de hostels ao redor de todo o mundo, opiniões de usuários, notas para comparação e mapas com localização. Esse último detalhe é muito importante, mais até que o preço da diária. Não adianta nada você pagar mais barato por um quarto e ter que pegar ônibus, metrô ou táxi todo dia. É perda de tempo e dinheiro.


Se você optar por um hotel, é inevitável acessar o Booking.com , o maior site de reserva de hotéis do mundo, bastante confiável e que te dá uma enorme gama de opções com fotos, localização, serviços oferecidos, preços promocionais e nota dos hospédes que lá já se hospedaram. Alguns hotéis cobram taxa de reserva, mas muitos não, tudo com cancelamento gratuito até, em média, 03 dias da hospedagem. É uma ferramenta obrigatória!!
Outra opção muito interessante, são os apartamentos ou quartos para aluguel. Moradores das cidades oferecem seu apartamento inteiro ou um quarto dentro deles para pessoas dispostas a uma experiência diferente e, por vezes, bastante econômica. O principal site que oferece esse tipo de hospedagem é o Airbnb.
Outro site obrigatório para quem vai morar em quartos de hotéis por quase 01 ano, é o Tripadvisor. Com vários relatos, sugestões e dicas, é uma referência para evitar "roubadas" durante a viagem.
Muito bem, agora já sabemos para onde, quando e como vamos viajar; sabemos também onde e quanto tempo ficar em cada lugar, além do tipo de hospedagem e onde pesquisar... é hora de fazer as malas... Malas?? Isso mesmo, como preparar uma mala para uma volta ao mundo de 9 meses de duração?? A resposta...na terceira e última parte deste guia!!



3 comentários:

  1. Olá Patricia e Juliano, parabéns pela viagem!!
    Adorei a ideia e vou acompanhar seus relatos!!
    abs

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliano e Patricia, vi vocês no mochileiros.com e vim aqui visitar o blog de vocês, vou acompanhar a viagem e com certeza pegar boas dicas! Boa viagem, abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda, olá Igor!!
    Muito obrigado! Já começamos a jornada, estamos agora na Colômbia, e em breve faremos um novo post! Mas na página de fotos já tem alguma coisinha, hehehe!
    Abraços e beijos!

    ResponderExcluir