sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A África e suas diversas cores, a reta final!


E começamos a reta final da nossa viagem, com certeza a mais exótica e definitivamente a mais marcante.
Logo de cara já digo, não é fácil ser um viajante independente na África. Os transportes são precários e escassos, as opções de hospedagem não são muito variadas (e caras!) a segurança é duvidosa (mesmo para nós brasileiros) e vários países estão passando por instabilidade política, o que gera ainda mais dificuldade. Somado a tudo isso, estará também o nosso cansaço... afinal, já terão decorridos 7 meses de viagem e longe de casa. Por esses e outros motivos, decidimos fazer o nosso tour africano praticamente todo via pacotes turísticos... mas calma, como os pacotes que escolhemos na Índia e na Turquia, nada de orientais e suas máquinas fotográficas, nem alemães com chapéus de Indiana Jones... faremos nosso tour no estilo "overland", ou seja, dentro de caminhões/ônibus, preparados para desbravar as savanas, por onde os roteiros tradicionais não passam, acampando no meio da selva, fazendo mergulhos, rafting, enfim, tudo aquilo que merece ser feito! As companhias eleitas para nos carregar através do continente africano foram novamente a Imaginative Traveller (pelo Egito) e a agência sul-africana, bastante recomendada e que conhecemos na Adventure Sports Fair do ano passado, Nomad Tours (restante da África). O único trecho em que iremos viajar por conta própria é o do África do Sul.


Nossa jornada começa pelo Egito, no dia 13/10, quando chegamos à cidade do Cairo, vindos de Roma. Serão 3 dias na capital do país dos faraós antes de rumarmos ao sul, em direção a Aswan, cidade que fica às margens do Nilo, que será nossa base para a visita aos templos da região e a Abu Simbel, imponente monumento quase na fronteira com o Sudão. Após mais 3 dias, partiremos em um cruzeiro pelo Nilo, a bordo de um confortável barco, que será o nosso momento "luxuoso" no continente africano. serão 3 noites visitando templos até a chegada a Luxor, onde visitaremos o impressionante complexo de Karnak. De lá, rumamos de volta ao Cairo. Dia 24/10 seguimos viagem, próximo destino : Quênia.
Chegaremos a Nairobi no dia 25/10 (às 03:45 da manhã!!) e partiremos para nosso tour no dia seguinte. Nesse tour viajaremos em uma espécie de caminhão/ônibus, o overland, por trilhas e estradas menos explorados pelo turismo de massa que domina o local... mas, lógico, não deixaremos de visitar a principal atração local, o parque nacional do Serengueti. Serão 10 dias em que sairemos da capital queniana, percorrendo os principais parques e reservaas biológicas do Quênia e da Tanzânia, terminando nosso tour na exótica e belíssima ilha de Zanzibar, relaxando e mergulhando muito! Após 10 dias, nosso tour termina na capital tanzaniana, Dar es Salam, de onde pegamos nosso vôo para Johannesburgo, na África do Sul.


Dia 05/11 chegaremos à capital sulafricana. Como nosso próximo tour só parte no dia 19/11, teremos aí 14 dias para explorar o país sede da última Copa do Mundo. Em Johannesburgo ficaremos, inicialmente, apenas dois dias e logo tomamos o caminho para a cidade mais turística do país, e também a mais bonita, Cidade do Cabo. Lá ficaremos praticamente uma semana (de 07 a 14 de novembro), visitando os atrativos naturais, mergulhando com tubarões e, claro, percorrendo os vinhedos e experimentando o famoso vinho sulafricano! O próximo destino é a multi-cultural Durban, onde ficaremos mais 3 dias, retornando para a capital.
Terminado nosso "rolê" pela África do Sul, começaremos o último tour da viagem. Nosso primeiro destino é Botsuana, um dos países que mais cresce na África e sede do Delta do Okavango, um dos locais de maior biodiversidade do planeta. Visitaremos também o parque Chobe e a famosa Victoria Falls, uma das maiores e mais impressionantes quedas d'água do mundo, pertencente à Zâmbia e ao Zimbábue. Nosso tour termina de volta à África do Sul, com um safari no parque Krueger. Dia 01/12 retornamos à capital e dia 02/12, exatos nove meses após nossa partida, pegaremos nosso vôo de volta ao Brasil!!
Pois é, esse é o nosso roteiro... muita coisa pode mudar, países novos podem surgir no meio do caminho, lugares diferentes, enfim, esse é o plano inicial. Vai ser um longo, divertidíssimo e espetacular ano, que vai mudar completamente nossas vidas. Vamos compartilhar fotos, fatos, experiências e esperamos que todos que nos seguem possam viajar um pouco e sentir-se nossos companheiros de viagem!
Agora, é arrumar as malas e, daqui um mês, partir para a maior experiência, até hoje, de nossas vidas, afinal, temos um mundo pela frente!!!

PS : dependendo de nosso pique, e grana, a viagem pode não terminar por aqui...a América do Sul é aqui do lado e há muito para se visitar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário