sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Japão, China e Sudeste Asiático em 75 dias!!



Mais uma etapa do roteiro já está definida! Dando sequência à nossa viagem, após uma imersão de 3 semanas no mais autêntico american way of life, seguiremos para um mundo completamente diferente, com várias barreiras culturais, gastronômicas e, principalmente, linguísticas! E é justamente na transposição dessas barreiras que está toda a graça!
Nossa primeira parada será no Japão. Não será uma parada muito longa por dois principais motivos: o limite de validade do nosso visto chinês e o alto custo do turismo por lá! Serão apenas 10 dias, distribuídos entre Tokyo e Kyoto, chegando dia 08/05 e partindo no dia 17/05.
Na sequência vem a China. Inicialmente iríamos percorrer seus milhares de quilômetros, monumentos e paisagens, através de um pacote turístico. Pesavam aí as grandes distâncias a serem percorridas, a barreira linguística (diferentemente do que ocorre no sudeste asiático, na China o inglês ainda não é muito difundido...) e a comodidade de não precisar elaborar roteiro nem logística de viagem... mas a diferença de custos entre a viagem com pacote turístico e a "por conta própria" era tão grande e a liberdade tão maior, que optamos pela segunda alternativa! Serão 15 dias distribuídos entre Pequim, Xi an e Xangai, com direito a muitas mímicas!! Chegaremos dia 17/05 e partiremos 31/05.
A etapa seguinte corresponde a um dos pontos altos da viagem, com uma diversidade enorme de culturas, línguas, monumentos, templos, paisagens e sabores! O Sudeste Asiático é uma das regiões mais encantadoras e diversificadas do mundo, além de ser uma pechincha para nossos bolsos! Em uma viagem como essa é possível ficar em hotéis de 3 a 4 estrelas nunca gastando mais que 40 dólares pela diária de casal (exceto em Singapura - com "S" mesmo, segundo o novo acordo ortográfico).
Começamos pela Tailândia, o país em que mais dias ficaremos ao longo de toda a viagem! Eu (Juliano) já estive nesse país em 2010, mas não consegui visitar todos lugares interessantes, além da vontade de visitar novamente, então... aqui vamos nós! Nosso ponto de partida será Bangkok, a vibrante capital, onde chegaremos em 31 de maio. Ficaremos alguns dias por lá, até partirmos para o norte, especificamente Chiang Mai, capital gastronômica do país e terra das mulheres girafa! De volta a Bangkok para mais alguns dias de exploração e dia 11/06 partiremos para o litoral!



Koh Samui será a primeira parada, para 4 dias de descanso, quando partiremos para Ao Nang para... mais descanso! Lá será nossa base para a exploração de todas as ilhas (Koh Phi Phi, a mais famosa) da região. Lá ficaremos até o dia 21/06, quando seguiremos para Phuket, de onde sai nosso vôo para Singapura (só para lembrar, agora é com "S" mesmo!).
Na cidade-estado mais cara da região ficaremos apenas 3 dias, dia 25/06 partimos para a paradisíaca Bali, na Indonésia !!
A mais famosa ilha do país mais populoso da região é um convite ao descanso, aos esportes de aventura, ao surf, à história... enfim, tudo que você procurar, é capaz de encontrar em Bali. Como o objetivo da nossa viagem é conhecer o mundo como um todo e não cada país em seus pormenores, em Bali vamos ficar na verdade entre o litoral (Kuta e região), curtindo uma praia, e o interior, em Ubud, conhecendo as montanhas e os templos. Quem sabe conhecemos o restante em outra oportunidade, não? Após uma semana de muito sol e mar, dia 02/07 seguiremos para Kuala Lumpur, na Malásia!
Na verdade, Kuala Lumpur só entrou nos planos por ser um centro de conexões de vôos de toda a região e uma ponte para o Camboja... de quebra vamos dar uma subidinha nas torres Petronas...
O Camboja foi um país que me surpreendeu muito quando estive por lá em 2010. Um povo amistoso, boa estrutura para o turismo e um dos maiores templos religiosos do mundo, Angkor Wat! Serão 4 dias muito agradáveis, antecedendo a parte que talvez seja a mais difícil dessa viagem, mas ao mesmo tempo, a mais impressionante : o Vietnã !
Li muitos relatos de viajantes independentes pelo Vietnã e todos foram unânimes, este é o país mais encantador da região! Culinária espetacular, belos templos, praias e paisagens únicas e com um povo alegre... que quer te passar a perna e arrancar algum dinheiro o tempo todo!! A estrutura para o turismo e a língua ainda são barreiras... isso tudo me parece muito com a situação de um país que conheço há 35 anos!!



Chegaremos em Ho chi min (Saigon) dia 06/07 e lá ficaremos até 10/07. De lá partimos, sempre rumo ao norte, para a bucólica praia de Hoi An e, após, para a imperial Hue. A parada final será Hanói, de onde partem os tours para uma das atuais maravilhas da natureza, a baía de Halong, já na divisa com a China. Dia 20/07, retorno para nossa "base" Bangkok.
É isso aí, ufa! Serão 8 países e 75 dias bem intensos, preparando o corpo e alma para a continuação da nossa jornada... rumo à Índia !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário