quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Europa lado B... e de bike !!!


E finalmente chegamos ao velho continente (tá, eu sei que Turquia e Grécia também fazem parte da Europa...)!!
Quando fomos escolher quais destinos visitar na Europa, levamos em conta alguns critérios: primeiro, países como Alemanha (que recém visitamos), França, Inglaterra e Portugal, são países que não dependem muito de disposição física para serem visitados, sendo assim, ir agora ou quando tivermos 70 anos, não faz tanta diferença. Segundo, todos eles tem excelente estrutura para turismo e são destinos frequentemente procurados por brasileiros, seja em pacotes turísticos, seja por conta própria...é muito fácil e confortável ir para lá!! Sendo assim, decidimos visitar o "lado B" da Europa, ou seja, países que ainda não são muito conhecidos ou visitados por nós e que ainda não dispoem de uma estrutura muito estabelecida para receber o turista independente, que é o nosso caso. Ainda assim, por conta de questões logísticas (que são chatas demais para colocar aqui), duas "grandes" farão parte do roteiro. Mas a grande "vedete" desta viagem vai ser a parte final : um tour de bike de 7 dias, saindo de Viena até Budapeste!!
Bom, começamos nosso tour dia 03/09 na Itália, precisamente em Roma. A cidade eterna será nossa "base" na Europa, será lá nosso ponto de chegada e partida. Nessa primeira passagem, serão 5 dias. De lá seguiremos para Barcelona, Espanha. Vou confessar que Barcelona não fazia parte do roteiro original, que continha a cidade de Cracóvia, na Polônia. Mais uma vez, por questões logísticas (leia-se, preço de passagens aéreas e tempo de deslocamento entre cidades) a terra de Miró e Gaudí entrou no plano final. E não há do que reclamar! Já estive por lá há 14 anos atrás e sempre tive vontade de retornar... então, aqui vamos nós!!


Agora sim, vamos ao "lado B"! Dia 11/09 partiremos para a Croácia, começando a nossa jornada na nova cidade "da moda" do verão Europeu e que está começando a ser descoberta pelos viajantes tupiniquins : Dubrovnik. Lá ficaremos 6 dias, aproveitando as praias do mar Adriático e ruínas históricas da cidade, que foi um importante centro comercial europeu e sofreu influências das mais diversas civilizações que dominaram os Balcãs nos últimos séculos. De lá seguiremos para outra importante cidade da costa Croata, que é Split, sede do famoso Palácio de Diocleciano. Mais 4 dias por lá e tomamos o rumo de Zagreb, capital e maior cidade do país. Mais 3 dias para descansar e fotografar. Nosso próximo destino é a bela e ainda inexplorada Eslovênia.
Nossa primeira parada é a capital, Liubliana, cidade que, para muitos, rivaliza com Praga e Budapeste como uma das mais belas da Europa. Ali próximo, em um passeio de bate-e-volta, está Bled, símbolo da Eslovênia, é uma pacata cidadezinha em que há um lago cercado por belos bosques com uma pequena ilha no centro, abrigando um castelo... inspirador não? Após 5 dias nessa tranquilidade, dia 26/09 partiremos para a Áustria, mais precisamente, Viena.
Estivemos por lá há pouco tempo e foi um dos pontos altos da nossa viagem. Mas o motivo de repetirmos a dose é outro : nosso tour de bike, saindo de Viena, passando pela Eslováquia e acabando em Budapeste, na Hungria.


A Eurobike é uma empresa austríaca com muitos anos de experiência em cicloviagens pela Europa. Quando conhecemos a empresa e vimos esse passeio, que encaixava perfeitamente em nossa viagem... foi só bater o martelo. Sendo assim, dia 28/09 partiremos montados em nossas magrelas (fornecidas pela empresa) em direção à Eslováquia, para sua capital, Bratislava. O tour é bem organizado, não há grupos, apenas nós dois e os mapas e orientações que serão dadas no briefing da empresa. Não teremos carro de apoio, mas nossas mochilas serão transportadas de hotel em hotel durante toda a viagem...ou seja, nossa preocupação é só pedalar e aproveitar as belas paisagens por todo o caminho. Após alguns dias pelas montanhas e campos da Hungria, no dia 05/10, chegaremos ao nosso destino, a bela Budapeste! Por lá ficaremos até 11/10, quando retornaremos para nossa "base", Roma. Mais dois dias por lá.
Esse vai ser um dos pontos altos da nossa viagem, preparando o espírito e a mente para a reta final, os últimos 50 dias de viagem, que provavelmente serão os mais intensos... África, aqui vamos nós!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário