segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Momento reflexão


"A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos".

Fernando Pessoa
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Culinária na Alemanha, Áustria e Rep. Tcheca


Wurst com batata e 1L de cerveja

Tudo bem, nós sabemos, a volta ao mundo ainda não começou oficialmente... Mas já que esse blog também é dedicado à culinária dos quatro cantos do mundo, e esse aqui é um dos cantos do planeta, resolvemos inaugurar o tópico com uma das cozinhas européias mais tradicionais e desconhecidas do nosso dia a dia.
Não somos especialistas em gastronomia, mas gostamos de experimentar de tudo e comer bem! As opiniões que aqui serão expressas refletem muito mais nossas impressões e sensações, que uma análise qualificada e detalhada dos componentes de cada prato.
Bom, para começar, a culinária desses 3 países é muito parecida. Não vou entrar no mérito histórico e antropológico dos povos da bavária e da boêmia, mas o fato é que no sul da Alemanha, na Áustria e na República Tcheca, em praticamente todos os pratos, encontramos o famigerado Semmelknödel, que é uma espécie de "bola", feita com pão e algumas vezes associada a batata e algumas especiarias. É sempre servida como acompanhamento de alguma carne, chucrute ou até mesmo salada. Por falar no mais famoso item da culinária alemã, ele também está muito presente nos dois países, especialmente na Áustria.

Joelho de porco
 Não espere encontrar bifes suculentos (e se encontrar, não espere pagar pouco por eles); carne de porco, vitela, pato e até mesmo coelho, são a base. Associe uma batata, um chucrute (para quem não sabe, um refogado feito à base de repolho) ou semmelknödel, faça todas as combinações possíveis e você terá um típico prato da região. Outra figurinha carimbada é o goulash (um guisado de carne de vaca, por vezes porco), que apesar de ser tipicamente húngaro, está presente nos cardápios dos três países, com suas variações locais.


Na Alemanha e na Áustria (com mais intensidade em Salzburg que em Viena) encontramos também uma enorme variedade de salsichas (wurst). Nos tradicionais "biergartens" (longas mesas, com longos bancos em cada lado em que qualquer um pode sentar e comer sua refeição e tomar sua caneca de cerveja) elas dominam o cenário, muitas vezes acompanhadas por porções generosas de batatas e pães dos mais diversos. E claro, canecas de 500 ml a 1 litro da mais pura cerveja! Por falar em cerveja, aqui elas são um caso à parte, quase uma religião.

Em Munique, as marcas mais famosas e importantes têm seus estabelecimentos próprios, com mesas disputadíssimas, onde muitas canecas de cerveja tradicional, escura e de trigo, são sorvidas em uma velocidade absurda! Nós visitamos a Hofbrauhaus (a mais famosa), a Paulaner e a Augustiner. Tomamos também a Franziskaner, a Ludwig e tantas outras que não consigo lembrar (seja pelo efeito do álcool, seja pela falta de memória...). Na nossa eleição informal, a Augustiner ganhou na categoria geral. O melhor joelho de porco foi o da Hofbrauhaus. A melhor refeição, no St. Peter Stiftskeller, em Salzburgo, o restaurante mais velho da Europa, em funcionamento desde 803, sim, isso mesmo, funciona no mesmo lugar há 1209 anos!!
Wurst com chucrute
Em Viena há uma grande variedade de restaurantes típicos e muitos de cozinha internacional, mas como alugamos um apartamento bem aconchegante, fizemos várias refeições "em casa". Mesmo assim, fomos a alguns restaurantes de culinária austríaca, onde o prato típico é a "vitela vienense", empanada e, claro, com semmelknödel e chucrute...


Em Praga fizemos uma verdadeira farra gastronômica, aproveitando os preços bastante convidativos! Os pratos típicos não diferem muito dos demais já citados, com muita vitela, carne de porco e pato, além das semmelknödels, claro. O detalhe aqui é um molho à base de caldo de carne engrossado, meio agridoce, e chantilly (!!) em quase todos os pratos. A combinação é estranha, mas muito saborosa.
E por fim, não dá para esquecer das sobremesas!! Esses 3 países são um paraíso para os amantes de chocolates, tortas, marzipam e.. apfelstrudel!! Acho que experimentamos em uns 8 lugares diferentes, dos mais diversos, mas sempre acompanhados do creme de baunilha quente. Sem dúvida, o melhor foi o do Kroner, em Garmisch, cidadezinha alemã nos pés dos alpes, que nos foi indicado por Alex, arquiteto residente em Munique e neto de alemães.
Bom, encerro essa primeira "edição" por aqui com algumas fotos e esperando pelos próximos pratos, já na Volta ao Mundo!!

sábado, 3 de novembro de 2012

As mochilas chegaram!



     Elas chegaram!! Estas serão as nossas parceiras de viagem : duas Deuter Traveller 80+10 litros, com mochila de ataque de 15 litros acoplada. Ainda não estão conosco, mas em breve iremos buscá-las... em Munique!! Pois é, daqui 6 dias vamos visitar a minha cunhada, Nicole, e aproveitaremos para fazer um "test drive" com as nossas futuras companheiras, que foram compradas por lá (pela metade do preço cobrado aqui no Brasil!). Alemanha, Áustria e República Tcheca serão seus primeiros destinos! Já começaram bem!!